FAQs - Perguntas Frequentes

É um levantamento de resultados anuais dos principais indicadores de recursos humanos, de diversas empresas, para permitir comparação visando apoio à gestão.

É um relatório publicado anualmente, em parceria com a seccional Paraná da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR), que consolida os resultados dos principais indicadores de recursos humanos, de diversas empresas do Paraná, para permitir comparação. O relatório usa as informações do Banco de Dados do BenchOnline.

O principal benefício é ter acesso aos resultados dos indicadores de empresas semelhantes, de forma ética, segura e comparável, que podem servir de referência para diagnóstico, para estabelecer metas, para orientar a gestão e para identificar oportunidades de melhoria. É importante saber que os resultados dos indicadores são obtidos por meio de cálculos padronizados – os mesmos para todas as empresas – permitindo a efetiva comparação.

  • Rotatividade
  • Rotatividade Voluntária (Taxa de Evasão)
  • Retenção (90 dias)
  • Absenteísmo
  • Absenteísmo Médico
  • Horas Extras Pagas
  • Grau de Terceirização
  • Uso da Remuneração Variável
  • Grau de Escolaridade
  • Índice de Treinamento
  • Percentual de Mulheres
  • Taxa de Frequência de Acidentes Com Afastamento – TFCA

As organizações que participam do levantamento usam os resultados para:

  • conhecer o ambiente competitivo.
  • identificar processos que podem ser melhorados.
  • estimular e motivar suas equipes.
  • estabelecer metas ousadas, mas factíveis.

Ao fazer o login (usando CPF e senha), o usuário tem acesso ao formulário, que deve ser preenchido com os dados de desempenho da empresa no ano de referência. Siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site www.indicadoresrh.com.br.
  2. Faça login, usando o CPF e a senha usados no registro.                                  

Caso não lembre a senha, pode ser pedida substituição na própria tela.

  1. Clique no link “Formulários” (menu da esquerda).
  2. Corrija ou confirme os dados de contato e da empresa nos passos 1 e 2, clicando em “Avançar”.
  3. Forneça os dados obrigatórios no passo 3.
  4. Forneça os demais dados no passo 4.
  5. Veja os resultados dos indicadores calculados e clique em “Avançar”.
  6. Verifique e confirme os dados informados e clique em “Enviar”, finalizando essa etapa.

Agora você já pode emitir os relatórios comparativos oferecidos pelo BenchOnline.

  1. Acesse o site www.indicadoresrh.com.br.
  2. Faça login, usando o CPF e a senha usados no registro.                                    

Caso não lembre a senha, pode ser pedida outra na própria tela.

  1. Clique no link “Relatórios” (menu da esquerda).
  2. Selecione o relatório desejado.
    • Relatório Padrão – Apresenta os resultados de todos os indicadores e inclui todas as empresas da amostra. A escolha do ano pode ser feita clicando nos botões superiores.
    • Relatório Personalizado* – Permite a escolha das empresas que serão incluídas por meio de filtros como: setor, segmento, porte, região, estado ou município, além dos indicadores que serão apresentados. A escolha do ano pode ser feita clicando nos botões superiores.
    • Relatório Histórico* – Também permite a escolha da amostra por meio de filtros e apresenta os resultados dos últimos cinco anos.
  3. Clique na aba “Resultados” e escolha o indicador que deseja ver. Nos relatórios Padrão e Personalizado tua empresa será destacada nos gráficos com um ponto sob a barra correspondente. No Relatório Histórico, os resultados da empresa serão mostrados por meio de barras avermelhadas.

Observações:

  • Caso deseje, pode gerar um relatório em pdf, clicando no botão vermelho existente na parte superior da tela.
  • A geração dos relatórios é demorada (cerca de 20 segundos que parecem uma eternidade!); mas, espere um pouco que dá certo. Estamos trabalhando para melhorar.
  • Relatórios prontos, inclusive de anos anteriores, podem ser encontrados pelo link “Recursos” da homepage ou, se logado, no link “Conteúdos” do menu da esquerda.
  • Não são mostrados grupos com menos de 4 ou 5 empresas, para preservar o sigilo.

* – Recursos exclusivos para assinantes dos planos pagos; são esses pagamentos que permitem a continuidade do Benchmarking Online de RH.

O projeto é realizado pela Bachmann & Associados, em parceria com a ABRH-PR e o apoio de várias instituições empresariais.

O sistema de benchmarking automático fica disponível todo o tempo, mas a participação no 9º Benchmarking Paranaense de RH exige que as empresas forneçam seus dados até 31 de julho de 2017.

Para atender às diferentes necessidades, são oferecidos vários planos.

  • Plano Grátis - Básico (para pequenas empresas e outras que não pretendam fazer uso de todas as funcionalidades). 
  • Plano Master - Anuidade de 750,00 (preço de lançamento).
  • Plano Premium - Anuidade de 2750,00 (preço de lançamento).

O preço final, para os planos pagos, varia com o porte (número de empregados) da organização, pois micro, pequenas e médias empresas têm descontos significativos.

Os planos pagos oferecem a possibilidade de segmentar as pesquisas por meio de filtros e também fazer comparações históricas. Esses planos também oferecem acesso a alguns conteúdos exclusivos.

Consultores, estudantes e pesquisadores também podem se cadastrar no Plano Básico de modo a ter acesso aos conteúdos restritos aos usuários registrados.

Não. São cobrados apenas os valores referentes às anuidades de cada Plano, no caso dos Planos pagos.

Sim, os planos pagos (Master e Premium) estão com preços promocionais de lançamento do BenchOnline.

Adicionalmente, há um desconto de 40% na anuidade para empresas médias (até 500 empregados) e de 70% para micro e pequenas empresas (até 50 empregados).

Empresas associadas à ABRH, as que participaram nas edições anteriores do Benchmarking Paranaense de RH e as associadas às instituições parceiras recebem códigos promocionais que oferecem descontos. Cada empresa só pode usar um único código promocional por vez, que é cumulativo ao desconto por porte.

A forma padrão é por meio do PagSeguro, fornecendo segurança e uma grande variedade de opções de pagamento (boleto, cartões de crédito, débito online e depósito em conta), facilitando o uso tanto pelas pessoas jurídicas quanto físicas. Mas, outras alternativas também poderão ser aceitas sob pedido.

Cada usuário, imediatamente após alimentar os dados de sua empresa no Sistema, pode gerar relatórios com os resultados comparativos.

Para maior conveniência, os relatórios gerados podem ser observados na tela, salvos em pdf ou impressos.

É importante saber que, na medida em que outras empresas incluam seus dados, os resultados apresentados no relatório (valores mínimo, máximo, médio e mediana) podem mudar.

Nota: A geração das tabelas e gráficos depende de já existir um número mínimo de participantes, para preservar o sigilo das empresas.

Empresas dos segmentos industrial, comercial, de serviços e públicas. Na edição de 2016 (dados de 2015) houve a participação de 195 organizações, correspondendo a um universo pouco inferior a 200.000 trabalhadores. Para ver uma lista parcial das participantes, olhe a seção de agradecimento do relatório disponível no link: www.bachmann.com.br/website/documents/8Benchmarking2016R0.pdf

Entre em contato com a Bachmann & Associados (indicadoresrh@bachmann.com.br ou 41 3324-5336) para combinar uma ação junto ao sindicato ou à associação empresarial para convidar as empresas do segmento. Ou, recomende que as empresas se inscrevam no site www.indicadoresrh.com.br.

Há um compromisso de sigilo. Nem os dados nem os resultados são publicados de forma associada aos nomes das empresas. A coleta dos dados é protegida por certificado digital. Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade, disponível na área de Conteúdos do site www.indicadoresrh.com.br.

Um FAQ mais detalhado, em pdf, pode ser baixado no item Conteúdos, do Menu Principal.

Consulte o Guia de Uso, disponível na Biblioteca do BenchOnline, ou fale conosco pelo e-mail atendimento@bachmann.com.br